Berlim

>> terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

De vem em quando "bate" uma saudade de lugares que visitei. Seja aqui pertinho, na cidade onde moro, ou bem distantes. Ultimamente venho sentido saudade de Berlim. Possivelmente meu retorno às aulas de alemão -  das quais me afastei por 10 anos - esteja causando essa nostalgia.

Tenho uma ligação familiar e profissional com a Alemanha. Conforme o tempo vai passando, sinto que as raízes dos meus ascendentes vão se tornando mais e mais significativas para mim. Vocês também sentem isso em relação às suas origens?

Minha avó paterna, por exemplo, nasceu em Stuttgart. De olhos azuis muito claros, era reconhecida na família por preparar pratos saborosos. Seriam minhas escassas habilidades culinárias herdadas dela?

Outro fator curioso que me aproximou ainda mais da Alemanha foi, logo no início da minha carreira, ter trabalhado em um Grupo alemão.  Este Grupo era controlador de diversas empresas em diversos segmentos. Aqui no Brasil, porém, atua basicamente no setor automotivo.

Foi lá  que aprendi muito sobre a cultura do povo alemão e seus hábitos. Foi lá também que investi no aprendizado do idioma.

Hoje trabalho com outro povo: os franceses! Mas essa é uma história que fica para outro dia...

Vamos às fotos de Berlim, que retratam a rápida passagem que fiz por lá durante um mochilão pela Europa.  Tive uma impressão muito positiva desta cidade que estará para sempre em meu coração!

Alt Tegel era a estação de metrô  mais próxima do albergue onde fiquei. De lá eu ia para outros pontos da cidade.


O Portal de Brandemburgo e seus 26m de altura (!) - monumento alto e majestoso. Os veículos "bege" parados à direita são táxis. Na Alemanha os táxis são, basicamente, veículos da marca Mercedes-Benz. Por isso é comum andar em "Mercedes" por lá. rs



























Não só em Berlim mas em algumas capitais da Europa vê-se monumentos e prédios antigos com um toque de dourado. Esta coluna com o anjo de bronze maciço chama-se Coluna da Vitória. Ela chamou minha atenção por sua altura e tamanho do anjo dourado. Lindo, não?

No meio desta Avenida, em Tiergarten, há o monumento de Guerra (abaixo) em homenagem aos soldados russos. Aliás, Berlim carrega consigo uma triste história de conflitos políticos e guerras, envolvendo destruição e sofrimento. Pela cidade há museus e bibliotecas com rico acervo histórico sobre estes eventos.



























Este é o Parlamento alemão, onde fica Angela Merkel - chanceler da Alemanha. Não entrei lá. Não gosto de filas, nem aqui no Brasil e nem na Europa. rs


Lateral do Parlamento















Muro de Berlim. Um lugar onde tive sensações inexplicáveis. Senti uma energia tão pulsante, algo como um misto de liberdade e vitória. Gostei demais de ter estado lá e visto de perto um pedaço de concreto que tem tanta história.



























Catedral de Berlim. Fui conhecê-la sem ter a menor noção de sua imensidão. Fiquei de boca aberta quando cheguei no local. Comparem o tamanho das pessoas perto da porta de entrada da catedral, com o tamanho dela. Os detalhes dos entalhes da arquitetura são de arrepiar de tão bem feitos.












































Esta é uma estação de metrô em Berlim. Vejam que charme...










A foto abaixo é de uma típica feirinha de antiguidades e badulaques. Cheguei lá por acaso. Estava apenas caminhando pela cidade. Não pude me conter com essa barraquinha. Imaginem... Uma barraquinha vendendo vários modelos, cores e tamanhos de casaco de pele!

























Me despedi de uma Berlim charmosa e agradável, com seu povo bonito e amistoso. Ah... Que saudade!

©  Berlin!

Beijos,
Paula

25 comentários:

Cela 20 de fevereiro de 2013 00:17  

Que coisa mais linda! Amei aquela coluna com o anjo dourado! Deve ser bom demais poder trabalhar com outras culturas assim. :) É o que pretendo!

Guloso e Saudável 20 de fevereiro de 2013 05:44  

Bom dia Paula,
Adorei este passeio virtual em tão agradável companhia (a sua) por uma cidade tão bonita e cheia de história, obrigada.
Beijo,
Vânia

Panelinha da Fafah 20 de fevereiro de 2013 05:48  


Oi Paulinha!

Realmente muito bonita Berlin e adoraria conhecê-la. Quem sabe na minha próxima viagem à Europa.


bjnhs

Cuca 20 de fevereiro de 2013 06:00  

Também gosto muito de Berlim, já fui duas vezes e gosto sempre!! Para além de ser uma cidade rica em museus e história eles são muito organizados e as cidades são super limpas e isso dá muito gosto de ver!

Gostei de voltar a Berlim através das suas fotos! :)

Beijinhos*

Heloísa 20 de fevereiro de 2013 08:38  

Paula,
Que saudade boa, essa que você sente.
Infelizmente ainda não tive oportunidade de conhecer Berlim. Conheci outras cidades na Alemanha, mas não consegui incluir Berlim nos roteiros.
Temos alguns pontos em comum. Aniversariamos no mesmo dia, e temos ascendentes alemães. Meu bisavô materno era alemão.
Beijo.

Marisa Vlasic 20 de fevereiro de 2013 08:57  

Oi Paula, que coincidencia, estava em Berlim semana passada com meu marido e um casal de amigos do Rio que veio passar o carnaval aqui com a gente!! Fomos de carro, fica a um pouco mais de 5 horas da cidade onde moro (moro perto de Düsseldorf). Adoro Berlim, mesmo com o frio glacial que estava fazendo por lá, ainda sim valeu a pena. Ano passado fui também, mas na primavera, agora tenho que ir no verão…sempre uma boa razão pra voltar…hehe. Agora você pode agendar a visita ao Reichstag (Parlamento) pela internet, assim evita filas, muito legal !! Adorei o seu post, a cidade é linda, cheia de história e como você bem o disse, charmosa e agradável !! Beijinhos, Marisa

Algodão Tão Doce 20 de fevereiro de 2013 09:11  

Acabei de conhecer o seu blog e achei maravilhoso!!!Fiz uma viagem contigo sem sair do lugar.Amei!!! Me visite:http://algodaotaodoce.blogspot.com.br/
Siga-me e pegue o meu selinho!!!

Obrigada.

Beijos Marie.

Fabiola 20 de fevereiro de 2013 09:30  

Paula que post delicioso! Eu não conheci Berlin infelizmente, só uma pontinha do sul da Alemanha, mas já deu para matar a saudades destes ares europeus. Imagino como Berlin deve ser carregada de história e deste sentimento de vitória que vc falou.
Beijos mil
Fabiola

Larissa Banister 20 de fevereiro de 2013 09:52  

Interessante que eu moro aqui no UK ha quase 3 anos e ainda nao conheci outros paises da Europa, por isso fiquei doida com suas fotos Paula, amei! Beijos =*

Regina Melo-Jocknevich 20 de fevereiro de 2013 15:36  

Ola Paula, tudo bem?

Eu nunca fui a Europa mas em todas as minhas ferias eu tiro para ir ao Brasil visitar a familia.

Meu irmao ja visitou a Alemanha por 2 vezes, e ficou encantado com o pais - sua beleza, organizacao, limpeza. Atraves do relato dele senti vontade de conhecer a Alemanha.

Suas fotos ficaram otimas.

abracos

Andréa 20 de fevereiro de 2013 18:11  

Olá Paula!
Eu tenho uma prima que mora em Berlim.
Que fotos lindas, fiquei sonhando, rsrs.

Beijos, fique com Deus!

Renata Boechat 20 de fevereiro de 2013 19:09  

Adoro fotos de viagens, através das suas viajei também, bom isso né?

Conheço alguma coisa da Alemanha, mas Brelim ainda não, ficou a vontade,

Adorei o post!

Lenita 21 de fevereiro de 2013 16:00  

Olá Paula,
lindas as fotos! Parece ter sido uma viagem encantadora!
Bjs.

Santa Gastronomia 21 de fevereiro de 2013 21:04  

Fotos muito legais, Paula - uma viagem virtual! E com monumentos e construções tão imponentes, que beleza!
Também tenho um pézinho na Alemanha (descendência) e gosto muito de alguns pratos que os alemães aqui do Sul do nosso país comem! Mas nunca fui pra lá, infelizmente.
Quem sabe vc não faz algum prato típico de lá? E se já fez e postou por aqui, por favor me mande o link!

Bjinhus,
Sandra Bylaardt

Vânia Pinho 22 de fevereiro de 2013 10:48  

Que lugares lindos menina!!! Não basta visitar o local...tem que saber fotografar e suas fotos estão divinas, parabéns.
Vim agradecer e retribuir a sua visita lá no blog.

bjus

Tertúlia da Susy 22 de fevereiro de 2013 12:13  

Não conheço mas tenho curiosidade,
bom fim de semana, kiss
Susana

Sandra Portugal 22 de fevereiro de 2013 19:58  

Amiga, vc está nas minhas pequenas felicidades & imensas projeções da semana!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Josy 22 de fevereiro de 2013 22:25  

Paulinha querida, que lindas fotos, devem trazer lindas recordações à vc. Adorei a estação de metro que charmosinha né? A Catedral é maravilhosa, linda, que sonho amiga!
A Coluna da Vitória é magnifica, com o anjo dourado. Que luxo hem miga, taxis Mercedes -Benz , e aqui tantos caindo aos pedaços kkkkk
Amei as fotos. Lindissimas. Bjocas, um lindo final de semana

Sandra Portugal 23 de fevereiro de 2013 10:23  

Querida Paula hoje tem uma homenagem em forma de Selinho Literário para você lá no http://projetandopessoas.blogspot.com.br//. Espero que goste!
bj Sandra

Chris Ferreira 23 de fevereiro de 2013 15:38  

Que máximo!!!
Fiquei com vontade de ir pra lá Berlin agora!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

ღღღღ Cici ღღღღ 25 de fevereiro de 2013 14:19  

Nossa, que máximo!!!
Belíssimas fotos, e a história de Berlim é bem fascinante. Imagino a sua emoção junto ao Muro... uauuuu!!
E as ruas são tão belas, limpas, organizadas. Coisas de país civilizado, né!
Obrigada por compartilhar!
Bjns

P.S.: No Japão, só vi milho em saladas e como acompanhamento em lamens (tipo macarrão instantâneo, mais elaborados). Mas nada de curau, pamonha, essas coisas... hihihi!
^^

Marisa Vlasic 26 de fevereiro de 2013 09:34  

Oi Paula, acho que é verdade, pelo que pude sentir o povo por aqui é mais descontraído sim, Düsseldorf é uma cidade bem bonita, agradável com uma programação cultural bem interessante, principalmente no verão, quando fica linda e repleta de atividades ao ar livre. Gosto muito. Próxima vez que você visitar a Alemanha venha me visitar também…rsrs...vou adorar!!

Beijinhos
Marisa

Carol Vieira 26 de fevereiro de 2013 21:31  

Paula, viajei nessas fotos agora. Berlim eu ainda não conheço, mas está na lista... Lugar lindo, cheio de histórias e superações. Suas saudades deve ser uma dica para você voltar a Berlim. Que tal hein??? Beijos :o))

Receber e Celebrar 3 de março de 2013 07:09  

Você tirou fotos lindíssimas! nunca estive em Berlim, mas ao ler seus relatos foi como se estivesse me transportado um poquinho até lá. Que delícia!

Patricia Merella 11 de março de 2013 12:16  

Paula
Tenho o mesmo sentimento que voçe.Amo Stuttgart,a madrinha de meu filho mora a 30km de Stuttgart e eu sempre que posso vou visita-la.Meu sentimento é com a Italia,minha avó materna descendente de Italiana,teve hotel,restaurante e eu aprendi a gostar de cozinhar com ela.Lindas imagens,beijinhos

Back to TOP