Fondue de carne (decoração tropical)

>> sábado, 28 de setembro de 2013





Fondue, substantivo feminino de origem francesa. Por isso diz-se “a” fondue, “uma” fondue e por aí vai. O escritor Luis Fernando Veríssimo explica que “a fondue não é uma refeição, é uma confraternização”. É verdade! A graça da "fondue" é justamente compartilhar! Amigos reúnem-se ao redor de uma panelinha e disputam seus garfinhos dentro dela. Um "quê" de chef nos invade ao criar uma mistura de molhos disponíveis para experimentar junto à carne.


Há anos ofereço reuniões de fondue de carne aqui em casa. Entre erros e acertos, adquiri alguma experiência com esta reunião tão agradável (para os carnívoros, claro), mas que requer certos cuidados. Afinal, trata-se de fritura na sala de estar ou jantar. 
Vamos então às...

Dicas para uma fondue de carne

Para uma fondue de carne bem sucedida, você precisa de um aparelho para fondue, uma carne macia, molhos, saladas, pão, vinho, sobremesa e (por que não?) finalizar com um cafezinho.

Há vários tipos de aparelho para fondue no mercado. Alguns muito charmosos. Independente do aparelho que você tenha, coloque a chama dele (queimador) sob uma base que não seja inflamável. Evite colocá-la diretamente sobre a mesa ou superfície onde será disposto o serviço da fondue, principalmente se estiver forrada com tecido. Estamos lidando com fogo e todo o cuidado é pouco.

Falando em mesa forrada com tecido, nada de usar aquela sua toalha chiquérrima que todo mundo elogia. Fondue de carne é fritura pura; espirra óleo e mancha. Tenha a sua toalha de mesa especial para fondue. A minha é esta verde escuro, cheia de manchas de óleo, das "fondues passadas". Velhinha com muitas lembranças. 



Em relação à carne, qual tipo de carne utilizar em uma fondue? Bem, já experimentei filet mignon, alcatra e contra filet. Sem dúvida alguma o filet mignon é, de longe, o melhor tipo. É saboroso, macio e frita rápido. Se possível, compre-o no dia em que for utilizá-lo. Evite carne congelada na fondue. Seus convidados agradecerão.

A carne deve ser servida já cortada em cubinhos, facilitando a manipulação. Para levá-la à mesa, use um prato forrado com papel alumínio e decore-o com folhas verdes pequenas como salsinha, coentro e agrião. Ou então use tigelinhas pequenas espalhadas pela mesa como fiz nesta fondue das imagens. 

Como tempero da carne, basta sal e pimenta. A carne pode ser temperada por completo minutos antes de começar a fondue ou então aos poucos, pelos próprios convidados, utilizando o saleiro e pimenteiro.



Para fritar utilize óleo de canola. que deve ser aquecido no fogão assim que iniciar a fondue. Use outra panela para fazê-lo e depois transfira-o, já quente, para a panela da fondue. A chama acesa do aparelho - geralmente à base de gel - manterá o óleo quente.

Quanto aos molhos, estes dão o "toque" da fondue. Sirva pelo menos 3 tipos. No final desta postagem estão receitas de molhos "populares" aqui em casa. Há uma diversidade deles que vão muito bem com a fondue de carne como: molho tártaro, com azeitonas, agridoce e curry. Pesquisando na internet, você encontra muitas receitas. Nesta fondue das imagens, além do molhos de tomate, limão e cebola, dispus também pequenas tigelinhas com mostarda, ketchup e azeite. 


Complemente o cardápio com pão bem fresquinho. Os mais consistentes - como o pão italiano - são um acompanhamento perfeito para a ocasião. Corte-o em fatias e sirva em um cesto pequeno de palha, forrado com um guardanapo colorido. A salada também é uma boa pedida nesta ocasião. Seja de folhas, bem simples, ou de repolho fatiado finamente com tomate e salsinha picados. Nesta fondue servi salada de repolho, tomatinho cereja e coração de alcachofra.

Normalmente a mesa da fondue fica bastante preenchida com o aparelho, os pratos, talheres, copos, taças, recipientes dos molhos e da carne. Evite enchê-la ainda mais com arranjos de flores, velas e adornos decorativos. Em vez disso, espalhe as flores pela casa. Mesas auxiliares próximas do local onde a fondue será servida podem dar um charme especial ao ambiente. Ah, muito importante: mantenha o local arejado. A fritura da fondue faz fumaça. No caso de apartamentos, deixe o ambiente ventilado para o ar circular bem.

Por último, mas não menos importante, o vinho! Geralmente o vinho tinto é excelente pedida, porém, os convidados é quem mandam. Também sirvo água para acompanhar o vinho e suco de uva para quem não bebe alcoólico.

Quanto à sobremesa, já que estamos todos bastante empolgados com fritura, molhos à base de creme de leite e pães; por que não uma mousse de chocolate para "fechar" a fondue? Ou um pavê? Não vamos ludibriar este momento maravilhoso e divertido com sobremesas "light" hein? Hmmmm.... E para finalizar, um cafezinho. 

Já fiz fondue para 2, 3, 4 pessoas. Este tipo de ocasião é descontraída e deixa a todos muito à vontade para se servirem da forma que acharem melhor. É fácil e simples de organizar. O máximo de trabalho que pode haver é no preparo dos molhos, mas é tão rapidinho que nem conta. Agora mãos à obra!


























Receitas de molhos para fondue de carne

Molho de limão
Ingredientes
1 cebola grande ralada (pastosa)
½ xícara de chá de azeite
pimenta do reino branca a gosto
sal a gosto
1 colher de sopa de mostarda
suco de ½ limão
1 caixa de creme de leite (tem de ser de caixinha)
Algumas folhinhas de hortelã picadas

Modo de preparo
Em fogo baixo, refogar a “pasta” da cebola no azeite, sem deixar queimar. Temperar com o sal, pimenta e mostarda. Adicionar o limão. Mexer bem. Acrescentar o creme de leite e as folhinhas de hortelã. Incorporar à mistura, mexendo rapidamente. Está pronto! Aguarde esfriar para servir.
~.~

Molho de cebola
Ingredientes
1 lata de creme de leite
1/2 pacote de creme de cebola pronto

Modo de preparo
Misturar bem o creme de leite com o pó do creme de cebola. Está pronto!
~.~

Molho de tomate
Ingredientes
5 tomates tipo italiano maduros
½ xícara de chá de azeite
1 dente de alho espremido
1 cebola grande cortada em cubinho
1 cenoura pequena ralada (pastosa)
½ xícara de salsão cortado em cubinho
Sal e pimenta do reino à gosto
Manjericão fresco

Modo de preparo
Em fogo médio, refogar a cebola no azeite. Acrescentar o alho. Após alguns segundos, adicionar os tomates limpos (sem pele e sem semente) cortados em cubos. Acrescentar a cenoura ralada e o salsão. Mexer de vez em quando, deixando a mistura refogar em fogo médio. Quando a mistura se tornar uma pasta, temperar com o sal, pimenta e manjericão. Misturar bem. Está pronto! Aguarde esfriar para servir.
~.~

Observações importantes:

* Cuidado ao manipular a chama da panela e o álcool em gel. É fogo em cima de uma mesa cercada de pessoas, portanto, procure deixar o álcool em gel numa distância segura e colocar o suporte da chama do aparelho da fondue sobre uma superfície não inflamável: pedra, chapa de ferro, etc.
*A fondue de carne é fritura e espirra. Use uma toalha velhinha sobre a mesa em que irá servi-la.
*A fritura da fondue faz fumaça. Mantenha o ambiente arejado.

~.~
Você pode incrementar sua fondue pesquisando aqui, na Revista Eletrônica Vida Todo Dia. Participei da 4ª edição da revista falando sobre esta Fondue Tropical das imagens que serviu de comemoração aqui em casa no Dia dos Namorados 2013. 


Beijos e boa semana a todos
Paula

32 comentários:

Flávia Mergulhão 28 de setembro de 2013 20:46  

Concordo plenamente com Veríssimo!
Um Viva as confraternizações entre amigos e com todo charme!!
beijos

✿ chica 28 de setembro de 2013 20:59  

Tudo de bom esse fondue, bem no capricho!! beijos praianos,chica

Dalila Pinheiro 29 de setembro de 2013 08:40  

Oi Paula,
Que post perfeito!
Eu amo reunir os amigos ao redor da mesa e agora tenho mais um tema. Só não sei lidar muito bem com a panela, quero comprar uma elétrica, concordo que perde um pouco o charme espero que não fruste com nas vezes anteriores!
Bom domingo, bjs

Maria Ferreira N. Vechi 29 de setembro de 2013 11:17  

Reunir os amigos,fondue,bate papo.Maravilha!!!
Bjs,boa tarde.

Guloso e Saudável 29 de setembro de 2013 13:00  

Olá Paula,
Adoro fondue, talvez por se confraternizar muito e comer pouco, a sua versão tropical ficou linda com muita cor e alegria.
Bom domingo, beijo,
Vânia

Prata da casa 29 de setembro de 2013 13:24  

Paula: só mesmo uma mesa de fondue consegue uma alegria e um convívios sem par. Adorei a sua ,muito completa e diversificada. As suas sugestões também foram preciosas ( até no pormenor da toalha ). Belíssimo post.
bjs
Márcia

Life for up 29 de setembro de 2013 16:45  

Já vi várias postagens de fondues,mas NUNCA igual a sua.

AMEI o modo natural como escreve e principalmente as dicas. Ficou muito mais fácil fazer um foudue.

Realmente o fondue não é uma refeição e sim uma confraternização, e é isso que nos agrada. Passar momentos agradáveis com as pessoas que amamos.

Paula,
Amei o seu blog, muito criativo,natural e alegre.
E essa bonequinha?
Com uma pasta na mão e na outra uma panela. Muito original e encaixa perfeitamente com o nome do blog.

Fantástico! rs

Parabéns pelo seu blog.

Com certeza já estou te seguindo.

Um gde beijo
Isabela

www.life4up.blogspot.com.br

Nice e Ana, temperado com carinho... 29 de setembro de 2013 17:35  

Tudo lindo e perfeito Paula querida, bjs, Ana ;).

Roberta Lito 29 de setembro de 2013 17:57  

Como sempre arrebentando na decoração da mesa e combinações de peças.
Este ano não fiz fondue, olhando o seu me deu uma vontade...

Beijos Paulinha!

Andréa 29 de setembro de 2013 18:10  

Paula querida,
que mesa linda!
Obrigada pelas dicas, uma bela aula, rsrs.
Amo suas dicas, e bom gosto!

Tenha uma semana recheada de bençãos!
Bjs e sucessos sempre ♥

Álbum da Cozinha 29 de setembro de 2013 19:15  

Paula
Que post heim?
Maravilhoso, no maior capricho como sempre.
Obrigada !
òtima semana pra ti, que tudo se dê 'nos trinques '

Jinh♥s

Nanda Bez 29 de setembro de 2013 22:16  

Adoro fondue, mas faz muuuito tempo que não como. Acho difícil encontrar aqui restaurante que tenham e to sem a panelinha. Dá uma saudade do fondue na casa de uma amiga de anos atrás que perdi o contato. Gosto muito do fondue de queijo também! Beijos, boa semana.

Blog do Chocolate 30 de setembro de 2013 08:12  

Paula querida,

Desconhecia o género da palavra "fondue" por isso sempre lhe atribui o género masculino ! Dava-me mais jeito dizê-lo assim... mas, sempre a aprender ! :)
Está linda a sua mesa e adorei as dicas, adoro aprender !

Beijinhos

Marlene 30 de setembro de 2013 09:32  

Querida Paula, sua mesa ficou linda, muito bem posta, parabéns pelo capricho! Esse fondue deve ter ficado uma delícia, amo!! Desejo uma semana regada de coisas boas! Bjo

Marisa Vlasic 30 de setembro de 2013 10:30  

Querida Paula, meus aplausos!! Seu post está perfeito; informativo, ilustrativo, colorido, saboroso e de muito bom gosto!! Adorei as receitas dos molhos, sabe que depois de ler seu post fiquei doida pra fazer, por incrível que pareça nunca fiz aqui na Alemanha, mas certamente agora vou e esse post será o meu guia!! Muito obrigada por compartilhar amiga !!

Beijinhos e uma semana maravilhosa!!

Andrea Colucci 30 de setembro de 2013 11:31  

Hum que delicia.
Olá vim de fazer uma visita, espero vc no meu cantinho bjs.

http://drea-amigos.blogspot.com.br/

Patricia Merella 30 de setembro de 2013 11:53  

Ola Paula
Ficou linda a sua apresentação de fondue.Cáem casa fazeemos muito no inverno é sempre uma farra.Os molhos compramos prontos.Desejo uma linda semana para voçe,beijinhos

Simone Scharamm 30 de setembro de 2013 13:21  

Oi, Paula,
Tudo bem?
Adoro fondue, mas confesso que evito o de carne(meu preferido) por causa da sujeira,rs, tenho feito apenas o de chocolate e o de queijo. mas fico sempre lembrando do fondue de carne!
Adorei sua decoração, parabéns!
Vou aproveitar as dicas de molhos.
Beijos!

Marly 30 de setembro de 2013 13:48  

Oi, Paulinha,

Post nota 10 sobre fondue: preciso, informativo e completo, parabéns. Alguém pode dizer, ah, mas ela falou do fondue de carne! Mas é claro que as dicas servem para qualquer um, rsrs.

Um beijo e boa semana!

Sabor no Prato 30 de setembro de 2013 14:12  

Oi Paula. Ótimo post, com informações preciosas e detalhadas. Gostei muito. Eu ainda não experimentei fondue porque nunca tive interesse, mas vendo este post percebi que é uma confraternização mesmo e uma boa sugestão para agradar os amigos.

Abraços. Fabiana.

Heloísa 30 de setembro de 2013 17:29  

Paula,
Sua mesa ficou linda.
Já fiz fondue de queijo, algumas vezes, mas nunca me aventurei a fazer de carne.
Deve ficar muito boa.

Quanto à sua pergunta sobre a máquina de fazer pão, deixei a resposta no meu blog, mas acho que você não voltou. Minha máquina é a Britânia, e estou muito satisfeita com ela. Pode-se programar o horário para o pão ficar pronto, com uma antecedência de 13 horas, salvo engano. É muito bom quando se quer acordar sentindo cheiro de pão quente.
Beijo.

Lucinha 1 de outubro de 2013 03:54  

Paula,

É gostoso receber os amigos, com uma boa comida e bebida. Sinto falta disso.
Gostei muito de suas explicações sobre o Fondue. A mesa ficou um capricho.
Obrigada pela visita e comentário.
Um lindo dia! Beijos

Arione Torres 1 de outubro de 2013 16:28  

Oi querida, esse fondue deve ter ficado uma delícia, ein? huuumm
Tenha uma ótima semana, beijos!

Lylia 1 de outubro de 2013 18:28  

Oi Paula,
Não conhecia essa afirmação do Veríssimo, mas concordo com ele: fondue não é comida é confraternização.
E a sua ficou bem especial.
Bj,
Lylia

Andréa Potsch 1 de outubro de 2013 21:08  

A mesa ficou linda, adoro cor!!
bjs

Casar é assim... 2 de outubro de 2013 11:25  

Oi Paula!!

Eu adoro fondue...mas o de queijo e o de chocolate! O de carne não me chama mto atenção, sabia???
Mas a sua confraternização com fondue ficou super charmosa e bem colorida =)

AHhh, então vc já foi pra São Thomé...que legal!!!

beijos!!
Gábi

Luma Rosa 3 de outubro de 2013 00:54  

Oi, Paula!
Já organizei uma festa de aniversário de casamento de uma amiga com fondue. Muito informal, pois os aparelhos foram todos emprestados de casais amigos e que iriam participar. Foi uma festa de casais com poucas crianças. Todos ajudaram e foi muito bacana a troca de receitas antes da festa propriamente dita. E a sobremesa foi fondue de chocolate! :)
Nunca servi a fondue com salada fresca, apenas com vegetais em conserva.
Eu gosto muito de toalhas brancas, porque são mais fáceis de tirar as manchas e também porque não desbotam. Estão sempre parecendo novas! Se um dia vier na minha casa, verá que também gosto de roupas de cama e toalhas de banho brancas!
Já estou levando as receitas dos molhos e vou ler a reportagem!
Beijus,

ღღღღ Cici ღღღღ 3 de outubro de 2013 10:07  

Nossa, que delícia!!!
Tava lendo seu post e salivando junto... hihihi!
Nunca preparei fondue de carne, só de chocolate e queijo mesmo. Dicas anotadas (post favoritado)... obrigada!
Bjns
:

Aline - Receitazada 3 de outubro de 2013 13:43  

M A R A V I L H O S O O O O O O O!
O fondue e sua mesa, linda demais!
Beijãooo

Pepa 3 de outubro de 2013 16:37  

Oi Paula, é a Vi,ainda não comi fondue de carne, mas fiquei bem curiosa com o processo, fiquei imaginando se espirra muito..
Mas gostei muito das informações e das recitas dos molhos.
Beijos,Vi

Danni e Lype 5 de outubro de 2013 20:36  

Querida Paulinha,
Tudo bom? Estava com saudades...
Amiga, você é muito chique!!! AMEI!!! Tudo tão LINDO e CAPRICHADO!!!
Grande beijo, Irene

Cíntia A. S. Sevaux 6 de outubro de 2013 15:50  

Olá Paula!!Adorei a sugestão, a mesa e os acompanhamentos, tudo impecável!!!
Adoro fondue....alias quem não gosta, né? mto bom!!!
bjinhos

Back to TOP