Creme de mandioquinha e cenoura com gengibre

>> sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sugestão para aquecer o fim de semana, já que ainda temos dias mais frescos! Neste creme, a cenoura e a mandioquinha têm sabor muito suave. Por isso o gengibre é o elemento "marcante" que confere "personalidade" ao creme, através de um gostinho levemente picante.




Ingredientes
1 cenoura média
2 mandioquinhas médias (ou batata baroa)
500ml da água do cozimento da cenoura e da mandioquinha
1 cebola pequena picada
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa (cheia) de manteiga
1 colher de chá de gengibre ralado
sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo
Descasque a cenoura, corte-a em cubinhos, coloque-a em uma panela com aproximadamente 300ml de água. Leve-a ao fogo para cozer. Repita o procedimento com a mandioquinha. Quando estiverem cozidas, desligue o fogo. Escorra-as e reserve. Reserve também a água do cozimento.
Em um caldeirão médio, refogue a cebola picada na manteiga. Quando a cebola estive transparente, despeje a mandioquinha e cenoura cozidas. Em fogo baixo, mexa suavemente. Acrescente 500ml da água do cozimento. Deixe ferver por uns 5 minutos. Desligue o fogo.
Leve este caldo ao liquidificador, bata bem. Quando estiver pastoso, devolva-o ao caldeirão, levando-o ao fogo baixo. Mexendo levemente, adicione o leite, o gengibre e tempere com a pimenta do reino e sal. Continue mexendo por mais 1 ou 2 minutos, está pronto!

~.~

Beijos!
Paula

27 comentários:

Catarina 1 de novembro de 2013 21:23  

Acabei ha pouco de jantar e como uma sobremesa destas me cairia bem neste momento! : )

(hoje sem acentos)
: )

Cristiane Marino 1 de novembro de 2013 21:25  

Adorei a receita, Paula.
E essas cumbucas em forma de folhas são demais! A foto ficou maravilhosa.
Bjs e ótimo final de semana

✿ chica 1 de novembro de 2013 21:59  

Adorei a receita e também aos potinhos em forma de folhas!Lindo! beijos,lindo fds!chica

Cozinha Caseira 1 de novembro de 2013 22:37  

Olá

Que bela sugestão :-)

Adorei o aspeto e a cor, uma maravilha

Beijocas
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

Guloso e Saudável 2 de novembro de 2013 06:32  

Bom dia Paula,
Belíssima apresentação, as cores, o creme e as lindas folhas. Sem dúvida é uma receita a guardar.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

Dalila Pinheiro 2 de novembro de 2013 09:51  

Oie,
Que linda a presentação!!
Quem disse que beleza não põe mesa não viu esse prato!
bjs

Life for up 2 de novembro de 2013 10:37  

Hummmmmmm!!!

Que delícia!

Com certeza vou fazer.

E essas louças?

É de encher os olhos...rs

Beijos
Isabela

Rita 2 de novembro de 2013 13:58  

Nossa minha gordice agora vai rpo brejo
kkkkk que vontade dessa sopinha deliciaaaaaaaa, Jesuis Cristinho deu fome rsrs

Bjussss

. (.") .
. /█\..└──●► *Rita!!

Roberta Lito 2 de novembro de 2013 22:06  

Adoro Paulinha!
Um creminho,sopa ou caldinho vai muito bem sempre.

Beijocas

Panelinha da Fafah 4 de novembro de 2013 07:34  

Paulinha!

Ficou tão charmoso esse caldinho e com cara de delicioso também. Pela sua receita vejo que é mto fácil .
Ficou com um visual lindo nesse prato folha.

bjnhs///////////////////

Casar é assim... 4 de novembro de 2013 10:09  

Oi!!

Descobri há poucos meses que adoro mandioquinha, acredita??? rsrs....Sabe aquela coisa do "não gosto q nunca comi"??? Quando experimentei, adorei!!! rsrs..Creme de mandioquinha então...delícia!!!

Ahh, não tenho mesinha de centro não....com certeza limita toda a passagem da sala!!! rsrs..

beijosss!!

Rosa Paula 4 de novembro de 2013 20:14  

Adoro suas sugestões com toques inusitados mas fáceis de reproduzir. Essa está me dando água na boca...
Tenha uma ótima semana!
Rosa
Le Paquet

Andréa 5 de novembro de 2013 18:52  

Paula querida,
obrigada pelo comentário no meu blog. A pálpebra do meu olho ainda está vermelha, mas a médica disse que é normal, hoje fez 15 dias que fiz, depois que passou o efeito da anestesia doeu muito e parecia que tinha areia no olho.

Estou encantada com esse creme, bela mistura de ingrediente, imagino o sabor...hummmmm!

Bjs, fique com Deus ♥

Danni e Lype 5 de novembro de 2013 20:14  

Querida Paulinha,
Tudo bom, amiga? Espero que sim.
Nossa!!! Com esse friozinho que está fazendo em Sampa eu adoraria experimentar essa DELÍCIA!!! Comida reconfortante e DELICIOSA!!!!
Grande beijo, Irene

As receitas do Selminho ;-) 5 de novembro de 2013 22:39  

O seu bog é fantástico, parabens
as receitas são deliciosas e têm uma apresentação bem bonita, vou adorar ser seguidor ;) Bj e boa semana

Carol Vieira 5 de novembro de 2013 22:55  

Essa sopa é uma delícia mesmo, eu já até fiz uma parecida em casa.
Ameeei onde serviu a sopa. Chique demais!

Beijos :o)

Ana 6 de novembro de 2013 09:46  

Adirei este creme reconfortante e delicioso!
Beijinhos
Ana

Marisa Vlasic 6 de novembro de 2013 15:04  

Minha querida amiga, eu amo mandioquinha, pena que por aqui não se encontra. Esse creme ficou um visual lindo e delicioso e sendo com gengibre, melhor ainda…humm…eine sehr lecker Suppe!!
Estou completamente apaixonada pela louça em forma de folhas, que coisa mais charmosa e linda e a foto ficou perfeita, arrasou Paula !!

Beijinhos

Camilla Graciadio 6 de novembro de 2013 18:26  

Ola!!!
Amoooooo sopa!!!!! Adorei a receita pq tenho medo da panela de pressão, nunca usei!!! kkkk

Estou começando um blog hj! espero que possa me visitar e que goste.

bjos

Lylia 7 de novembro de 2013 14:53  

Oi Paula,
Aqui em Brasília, com esse friozinho que tá fazendo já me animei para fazer essa sopinha deliciosa.
Bj,
Lylia

Marly 7 de novembro de 2013 23:51  

Oi, Paula.

Antes de mais nada peço desculpas pela minha ausência por aqui, na verdade estive impossibilitada de entrar na Internet por mais que alguns minutos, então estive em falta com muita gente, infelizmente.
Bem, nem sei como agradecer a sua presença e palavras tão gentis, lá no blog, para o brinde de 5 anos, fiquei emocionada, viu? rsrs. Considero a sua opinião sobre o blog muito importante, porque você também é uma blogueira caprichosa e requintada, rsrs.
Este post mesmo é uma prova do que estou dizendo, o creme de mandioquinha (vegetal que eu adoro!) deve ter ficado maravilhoso, o gengibre com certeza deu um toque diferenciado e saboroso. As tigelinhas também são uns mimos, eu já tive uns pratinhos em forma de folhas também, acho que ainda tenho uns três, rsrs.

Um beijo e - desde já - bom fim de semana!

Josy 8 de novembro de 2013 09:20  

Paulinha querida, estou como sempre atrasada nas minhas visitas, me desculpe, mas sempre lembro de vc viu? Mesmo por que vc pra mim é uma pessoa muito querida. Adoro creme de mandioquinha e nunca fiz com cenoura e gengibre. Deve ter ficado deliciosa. Gostei muito dessa receita, ótima sugestão para as noites frias.
Amiga, quanto ao Encontro Gourmet, não recebemos convites,desde que seu blog seja culinário, vc pode se inscrever, eles não colocam no blog, no caso as organizadoras, para que justamente as pessoas, se inscrevam por isso que ela só coloca no Face, mas o ano que vem qdo começarem a anunciar o Evento te aviso logo em seguida, adoraria te conhecer, e vc vai amar. Se eu soubesse, teria te avisado, como as pessoas veem no Facebook, achei que vc tinha visto, mas não tinha se interessado. Mas foi muito bom vc colocar isso, pois muitas pessoas devem ter a mesma opinião que vc, acham que precisa de convite. Pode deixar que não vou me esquecer de vc ano que vem viu miga? Beijocas, um lindo final de semana

Rita 9 de novembro de 2013 15:31  

Boa tarde de sábado!!!!

Agradeço sua visita tão carinhosa
e desejo sempre o melhor pra vc
tenha um final de semana cheio de alegria com esse post divino, que
sempre enche nossos olhos de muita
alegria bjussss

Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!

nieves 10 de novembro de 2013 17:59  

preciosa receta! te sigo desde ya, un besazo, Nieves.
http://igloocooking.blogspot.com.es

Arione Torres 12 de novembro de 2013 17:30  

Oi amiga, que delícia!
Tenha uma ótima semana, abraços!

Marisa Valadas 13 de novembro de 2013 09:40  

Que sopa linda, adorei a cor
A tacinha é linda

Nanda Bez 18 de novembro de 2013 12:20  

Ficou lindo. Adoro comidas com cores fortes assim. Abre o apetite :) Uma vez fiz um creme com cenoura, mas não gostei da consistência, de repente colocando junto de mandioca, como no seu, ou batatas fique mais gostoso. Beijo.

Back to TOP