Happy hour zen

>> segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Certa vez, em uma revista de decoração, vi uma reportagem ilustrativa sobre mesas temáticas. Me chamou a atenção a imagem da mesa com o título ‘Um jantar para o Dalai Lama’. Ambientada de forma rústica, sua harmonia oriental não saiu mais da minha mente. Foi inspirada na imagem que vi que dei origem a este happy hour “zen”.

Utilizei peças da minha coleção de cerâmica de alta temperatura. Já falei a respeito desta arte aqui e aqui. São peças rústicas que, ao mesmo tempo, transmitem muito delicadeza. Só mesmo elas poderiam servir em uma ambientação que nos aproximasse da natureza.

Minha admiração pela arte da cerâmica de alta temperatura tem a ver, também, com minha admiração por todo ofício executado por artesãos. Em pleno século XXI, tenho grande consideração pelos profissionais especializados que produzem peças únicas a partir de matéria prima extraída da natureza - seja das árvores, da terra, dos animais (couro, lã...). Me atrai todo objeto elaborado por artesãos que usam de forma consciente e habilidosa os recursos naturais. Os objetos produzidos manualmente ou no máximo com auxílio de uma ferramenta são únicos. 

No caso da  cerâmica de alta temperatura, reparem que mesmo tendo formato e cores iguais, jamais são as mesmas. Observando as imagens abaixo, pode-se identificar a singularidade de cada peça.

As imagens deste happy hour me surpreenderam. Uma composição minimalista com  alguns galhos de avenca se tornaram uma exposição particular. Seria, talvez, resultado do carinho que tenho pelo ofício dos artesãos?

Nas primeiras imagens as peças estão  vazias, em suas formas e cores únicas. A seguir, as louças já estão preenchidas com petiscos, frutas e patês. Optei por petiscos leves, frios e que pudessem ficar expostos a temperatura ambiente. Servi patês, salgadinhos, torradas e frutas frescas. Este Verão está excessivamente quente, portanto, todo cuidado é pouco com os alimentos expostos.
Utilizei 1/2 cenoura descascada e 1/2 pepino cru para este antepasto. Cortei ambos em palitos do mesmo tamanho, de forma que coubessem no pequeno recipiente que usualmente é utilizado para o molho shoyu. Ao lado deles, dispus um copinho com molho de iogurte. Fiz assim: 1/2 copo de iogurte natural, 2 colheres de sopa de limão, 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Misturei tudo em um recipiente e pronto! Decorei com um raminho de hortelã.
O salgadinho de algas do destaque é um dos mimos que a Sakura nos presenteou com alguns mimos no 2º encontro de blogueiras de São Paulo e Interior, do qual falo aqui. Este salgadinho é de arroz com alga marinha. O sabor da alga é bem marcante, o que me surpreendeu positivamente, e o salgadinho bem temperado.  Há muito tempo não saboreava um petisco tão gostoso. Parabéns, equipe da Sakura!
Parece que estamos em temporada de jabuticabas e carambolas. Encontrei muitas bandejas delas no sacolão aqui ao lado. Além de serem frutas gostosas para saborear em dias quentes, aguentam bem por algumas horas em temperatura ambiente. São ideais para decorar mesas, tábuas e pratos de frutas. 
Fiz 3 tiops de patês: de azeitona verde, tomate seco e cebola. Todos à base de creme de ricota. Fiquei muito apreensiva em utilizar maionese. A temperatura está tão elevada que receava utilizar maionese como base. Por fim, foi uma feliz escolha pois o sabor de todos os patês agradaram a todos. Utilizei um pote de creme de ricota light de 250g. Dividi a quantidade em três partes, em pequenas travessas. Na primeira parte, adicionei 5 pedaços de tomate seco macerados em pilão em misturei. Na segunda parte adicionei 1/2 xícara de azeitonas verdes em rodela, com 1 colher de salsa e cebolinha picadas; temperei com sal e pimenta do reino. Na terceira parte adiconei 3 colheres de sopa de creme de cebola e misturei. Deixei na geladeira de um dia para o outro.
As bebidas ficaram na geladeira em grande parte do tempo. O calor estava demais. Em um banquinho auxiliar, descansávamos os copos.  
E assim foi nosso happy hour zen. Foi bem leve e feliz. Nem o calor conseguiu inibir nosso apetite!

~.~

Minhas peças foram adquiridas na Casa da Cerâmica Nakatani, em Mogi das Cruzes - SP. Os artesãos da Casa Nakatani também expõem na Feira da Benedito Calixto, aos sábados, no bairro Pinheiros - SP.


Desejo a todos uma linda semana!
Beijos
Paula

15 comentários:

Andréa 10 de fevereiro de 2014 08:44  

Bom dia querida!
Que maravilha de happy hour zen, só delícias!
As peças são lindas e úteis, tudo perfeito!

Beijos, feliz semana junto a sua família ♥

Tertúlia da Susy 10 de fevereiro de 2014 09:20  

São só delicias!
Bjs, Susana
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

Dalila Pinheiro 10 de fevereiro de 2014 10:58  

Oi Paula,
Estou encantada, lindu e delicioso,
quero um assim, rsssss
Boa semana,
bjs

Gabriela Rodrigues 10 de fevereiro de 2014 11:45  

Oi Paula =)

Adorei os belisquetes! E principalmente o patê de azeitonas(que amo!). E fiquei super curiosa com esse petisco de arroz e alga marinha da Sakura!
Ahh, tô pra ir na feirinha da Benedito Calixo há tempos...nunca fui, acredita? Já estou combinando com umas amigas de visitar =)

beijos!!
Gábi

Sadhia Hage 10 de fevereiro de 2014 11:55  

que lindo amiga ameiii esta perfeito ..tudo na mais perfeita ordem bjokas doces

Guloso e Saudável 10 de fevereiro de 2014 12:50  

Bom dia Paula,
Belíssimas peças, a composição do happy hour é bem ao meu gosto, linda disposição sem dúvida foi um sucesso, parabéns.
Beijo, boa semana,
Vânia

São Ribeiro 10 de fevereiro de 2014 12:51  

Um happy-hour zen bem delicioso
A mesa estava linda
Boa semana
bj

Josy 10 de fevereiro de 2014 17:30  

Que delicia seu post Paulinha, tudo tão caprichosamente lindo e com tanto carinho, as peças são lindas e esses belisquetes com certeza fizeram bonito em seu happy hour zen, que ficou delicioso para esses dias quentes que tem feito. Adorei. Beijinhos amiga, ótima semana

Cuca 10 de fevereiro de 2014 18:15  

Que lindo post, com fotos bonitas como sempre :)
Adoro happy hour e o seu ficou fantásticos! Óptimos petiscos e loiça linda :)

Beijinhos*

Nanda Bez 10 de fevereiro de 2014 19:52  

Adorei! Bem leve, e tudo muito lindo, adorei os utensílios. Beijo!

BoniFrati 10 de fevereiro de 2014 20:40  

que bom gosto com gosto bom!hihihi!

Prata da casa 11 de fevereiro de 2014 19:04  

Olá Paula: que linda a mesa zen. Simples ,mas com extremo bom gosto.
E os patês??? Ótima a ideia de substituir a maionese. Ficaram bonitos e devem ser muito saborosos.
Bjn
Márcia

Bia Costa 19 de fevereiro de 2014 22:43  

Que peças lindas, a peculiaridade as tornam tão charmosas!! A melhor e mais deliciosa maneira de terminar o dia.
Bjos

Katia Bonfadini 27 de fevereiro de 2015 19:07  

Paula, adorei o título/tema da Happy Hour! Como me identifico com vc! Dá sempre pra perceber o carinho, capricho, dedicação e prazer que vc tem em organizar essas festinhas! Vc me deixa com um sorriso no rosto e um sentimento de admiração pelo seu talento e carisma! Um beijão!!!!

Back to TOP