Santo Antonio do Pinhal e meu voo de paraglider (ou parapente)

>> quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Vamos dar uma fugidinha da capital, respirar ar bem puro da montanha, beber água da fonte naturalmente potável e voar de paraglider? Foi o que fizemos no fim de semana passado e confesso, repetiria muitas outras vezes. Foi bom demais!

Escapamos de São Paulo rumo a Santo Antonio do Pinhal, cidadezinha montanhosa a aproximadamente 180 km de onde moro. Pela rodovia Ayrton Senna o trajeto é muito bonito. Tive a impressão de que o preço do pedágio diminuiu, tornando o passeio por esta rodovia mais acessível.

Santo Antonio do Pinhal é relativamente perto da capital de São Paulo, mas parece muito distante. Suas paisagens e clima são tão mais agradáveis... Sendo uma cidade da montanha, em elevada altitude, suas paisagens mais comuns são os montes forrados de vegetação, principalmente de araucárias e diversos tipos de pinheiros.







Fomos para lá comemorar o aniversário do marido. Ao pesquisar melhor sobre o local, descobri o voo duplo de paraglider. Fiquei bastante empolgada com a oportunidade de voar pela primeira vez a céu aberto. Depois de conversar a respeito com o Príncipe Encantado, decidimos voar juntos! Entramos em contato com o pessoal do site Pico Agudo. No dia e hora marcados lá estava o Carlos, nosso instrutor.

Partimos com o instrutor do centro da cidade em direção ao Pico Agudo que é o ponto de decolagem dos paragliders e asa delta. Seguindo pela estradinha de terra, levamos aproximadamente 15 minutos para chegar ao topo. De lá, antes de voar, tirei algumas fotos panorâmicas como esta.

Pico Agudo
Vista do Pico Agudo


Após analisar as condições climáticas, o Carlos iniciou os preparativos para decolagem: abertura da asa do paraglider, colocação do meu equipamento e nos instruir sobre o voo. Combinamos d’eu ser a primeira a voar para que o marido desbravasse o caminho da volta, já que não conhecíamos o local da aterrissagem e ele queria me orientar direitinho quando fosse a vez dele voar e eu tivesse que buscá-lo.

Estando tudo pronto, equipamento em ordem, eu e o instrutor conectados à asa do paraglider, lá fomos nós. Iuhhhuuuuu!

Meu primeiro voo de Paraglider ou Parapente
Executiva de Panela em voo duplo

Executiva de Panela voando, voando...

Pessoal, o que posso dizer é que foi uma sensação indescritível! Interagir com a natureza, através do voo, é simplesmente espetacular. Para quem tem vontade de voar ao ar livre, vale cada segundo!
Ficamos na mesma altura dos pássaros e foi maravilhoso ver os montes, árvores e estradas lá de cima; tudo isso tomando um vento fresco. Eu sorria muito!
Vista da asa do paraglider, pela Executiva de Panela
Abaixo estão algumas das fotos tiradas por mim. Lá embaixo está o Pico Agudo, local de onde partimos para o voo.

Aqui são os meus pezinhos. Estas fotos dão uma boa noção da altura em que estávamos.




Próximo da área de aterrissagem
E assim foi mais uma aventura maravilhosa da Executiva de Panela. Amei cada segundo deste voo. 

Eco Parque
De volta à terra (rs), outro passeio bem agradável para fazer em Santo Antonio do Pinhal é o Eco Parque. Trata-se de um parque onde, através de uma trilha de concreto, passamos por jardins temáticos.

As trilhas são bastante floridas.

O belo jardim japonês.

Um jardim de cactos e mandacaru.

O jardim de bolhas. Efeito causado com jatos de ar.



Cada jardim tem um painel explicativo sobre o paisagismo e cultura de cada região. Este painel do jardim italiano é um exemplo. Achei interessantíssimo os renascentistas utilizarem régua e compasso para alcançar a simetria de linhas geométrica na paisagem de seus jardins.












Cachoeira do Lajeado e cachoeira do Cassununga
Além do Eco Parque, há duas “cachoeiras” na região. Na verdade são pequenas quedas d’água, mas que não deixam de ser passeios bem agradáveis pois, para se chegar a ambas passa-se por estradas arborizadas e bonitas. No caso da estrada do Lajeado, a estrada é de terra.
Cachoeira do Lajeado






Cachoeira do Cassununga
E onde comer?
No “bistrozin” Canto da Gula – o restaurante mais charmoso de Santo Antônio do Pinhal. Aberto para almoço e jantar. Fomos à noite e, qual foi nossa satisfação ao identificar que a trilha sonora do restaurante era jazz!







A decoração do local é muito charmosa e acolhedora. Não pude deixar de fotografar alguns detalhes, como este quadro, sobre o amor.


É isso aí pessoal! Recomendo Santo Antonio do Pinhal para os paulistanos que gostam de dar sua escapadinha nos fins de semana. A cidade está bem preparada para receber turistas. Há boas opções de pousadas e restaurantes, além do que sugeri nesta postagem. Há também charmosas lojinhas de artesãos muito talentosos. Para mais informações, indico este link http://www.santoantoniopinhal.com.br/

Ah sim... Paraglider é o termo usado em inglês e parapente em francês. 

Beijos e um lindo final de semana!
Paula

9 comentários:

Guloso e Saudável 7 de fevereiro de 2014 08:17  

Bom dia Paula,
O nosso Brasil é lindíssimo, possui recantos paradisíacos muito pouco conhecidos e explorados, é uma pena.
Amei as belíssimas fotos e as maravilhosas paisagens, parabéns pela coragem, que experiência.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

Gabriela Rodrigues 7 de fevereiro de 2014 08:54  

Oi Pá!

Não sabia que vc era uma Executiva aventureira =) Eu não tenho coragem de voar assim não! rs..Só de ver as fotos dos seus pés já me deu uma aflição da altura!!! rs..
Já visitei esse Eco Parque....é lindo, lindo, lindo!
E Sto. Antônio do Pinhal é uma cidade bem gostosinha mesmo...e São Bento do Sapucaí, do lado, tbm!!!

beijoss!!!
Gábi

www.casareassim.com

Maria Ferreira N. Vechi 7 de fevereiro de 2014 20:04  

Boa noite
Fiz um passeio por essas paisagens lindas.Como faz bem apreciar a natureza.Imagino que tenha sido maravilhoso cada momento desse passeio.
Bjs,tenha um excelente final de semana.

Gina 9 de fevereiro de 2014 23:38  

Paula,
Essa é uma experiência fantástica! As imagens falam por si.
Gostei de saber que você foi ao encontro de blogueiros.
Beijos!!

Josy 10 de fevereiro de 2014 17:20  

Paulinha querida, tentei passar rapidinho por que estou atrasada nas visitas como te disse no email, mas foi impossível passar rapidinho diante de tantas imagens lindas e seu relato. Adorei as fotos, a sua coragem, pois só de ver seus pezinhos no ar, me deu um frio na barriga kkkk. Adoraria pular tbém, se não fosse meu medo. Obrigada por compartilhar sua aventura conosco. Valeu mesmo muito a pena. Beijinhos

Nanda Bez 10 de fevereiro de 2014 19:54  

Que lugares maravilhosos, muito lindo. E que coragem! Meu Deus, que medo! Hahaha, sempre tive vontade de salta de parapente ou algo do gênero, mas nunca tive oportunidade, não sei se teria muito medo na hora. Beijo!

Bia Costa 19 de fevereiro de 2014 22:36  

Paula que corajosa!!
Me deu frio na barriga rsrs...
Que cenário maravilhoso, uma forma inesquecível de comemorar o aniversário do príncipe encantado.
E finalizar ainda com jantar ao som de jazz, em um ambiente tão acolhedor, fantástico!! Fim de semana perfeito.

Isabela Borges 25 de novembro de 2014 11:16  

Paula,

Que lugar maravilhoso!!!

Amei.

Um dia vou lá visitar. Com suas sugestões já sei os melhores lugares para ir.

AGORA...

Quanto ao voo........ DEMAIS !!!

Depois de ver suas fotos, fiquei mais animada ainda...rs

Simplesmente AMEI olhar seus pezinhos....

Eu querooooooooooooo
Eu querooooooooooooo
Eu querooooooooooooo... kkkkk

Quando postar meu voo, vou vim te avisar.

Obrigada Paulinha querida por todos os comentários e pelo incentivo do voo.

Já respondi a todos. Se quiser, volta lá pra ver.

Se vc não voltar até o final do ano, desejo-lhe um natal mega feliz e uma ano novo com muita felicidade, saúde, amor e prosperidade.

Um gde beijo
Bela

Back to TOP