Bolo de maçã com casca

>> segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Isso mesmo! Aproveita-se a casca da maçã neste bolo e, além disso, rende muito bem. Assei-o em duas formas: na tradicional forma de bolo com furo no meio e na forma de bolo inglês. Ainda assim, acabou rapidinho.  É daqueles bolos que surpreende a cada pedaço. Vai muito bem com chá, café com leite, café puro, sucos...

Aproveitando a oportunidade, envio meus agradecimentos à proprietária da linda estalagem Shambala em Cunha-SP, que gentilmente me passou essa receita tão maravilhosa. Falei dessa viagem aqui.



Ingredientes
1ª parte (para bater em liquidificador)
1/2 xícara de chá de açúcar
cascas de 4 maçãs (usei Gala)
3 ovos
1 xícara de chá de óleo

2ª parte (parte seca, coloque-a em uma tigela grande)
2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de açúcar
4 maçãs sem casca, picadas em cubinhos pequenos

Material
liquidificador
1 forma redonda com furo no meio, tamanho tradicional
1 forma de bolo inglês
**Ambas as formas devem ser untadas com manteiga e farinha de trigo.

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque todos os ingredientes da 1ª parte  no copo do liquidificador e bata por alguns segundos até ficar com consistência de vitamina.
Imediatamente depois de bater, despeje em cima da 2ª parte que já deve estar em uma tigela grande. Utilizando uma colher de pau, misture bem.
Despeje a mistura nas formas. A massa deve ficar na altura da metade de cada forma.
Leve ao forno já pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos.
Importante: cada forno é diferente, por isso sempre faça o teste do palito antes de desligar o forno.

*Opcional: quando desenformar o bolo, polvilhar sobre ele 1 colher de sopa de canela em pó misturado com 1 colher de sopa de açúcar refinado.

~.~
Beijos e boa semana!
Paula

20 comentários:

Histórias e Aromas 29 de setembro de 2014 08:39  

Que bolinho delicioso!!
Adorei esta sugestão!!
Beijocas!
Cláudia L.

Marta 29 de setembro de 2014 09:10  

Adorei.. fácil e deliciosa!!!
Beijos

Gabriela Rodrigues 29 de setembro de 2014 10:29  

AMO bolo de maçã!!!
Minha mãe faz um que é uma delícia, acho até que é a mesma receita ou bem parecida, vou ver depois =)

beijos!
Gábi

Patricia Merella 29 de setembro de 2014 11:40  

Querida,muito obrigada por partilhar esta receita,farei sim,pois cá é tempo de maças. Eu queria muito um bolo rápido,gostoso para Terça que espero uma miga para um café. Sera que posso congelar o outro?
Linda semana,beijinhos

Lylia Diógenes 29 de setembro de 2014 12:33  

Oi Paula,
Adoro bolo de maçã e quando vejo uma receita nova já fico de olho.
Que pena não lhe encontrar no Encontro Gourmet. A emoção e as atividades são tantas que acabamos nem falando com todos.
Vamos aguardar o 4º EG.
Bj e ótima semana,
Lylia

São Ribeiro 29 de setembro de 2014 13:58  

Adoro bolo de maça mas assim nunca fiz
Gostei muito do aspecto parece-me bem delicioso
Boa semana
bj

Nice e Ana, temperado com carinho... 29 de setembro de 2014 14:00  

Paula querida que bolo mais perfeito, amei essa receita, vou levando comigo quero muito experimentar, bjs e uma super semana, Ana ♥...

Andrea Bitencourt 29 de setembro de 2014 15:44  

Eu amo bolos assim!!!! Fazem qualquer dia ficar melhor, acompanhado de uma boa xícara de chá ou café!
Beijos e uma linda semana pra você!! =)

Marisa Valadas 29 de setembro de 2014 16:48  

Adoro bolos com maçã! Gostei da ideia de usar a casca e pelo aspecto fica bem saboroso.

Cozinha Caseira 29 de setembro de 2014 20:25  

Que bom aspeto. Nunca fiz bolo de maçã com aproveitamento da casca, mas este encheu-me as medidas.

piteis da dinha 29 de setembro de 2014 20:36  

Hummmm, ficou com uma carinha de bolo de avó...
Amei a receita!
Bjsssss

Renata 29 de setembro de 2014 20:55  

Olá!

Eu adoro essa receita, é bem simples e fica uma delícia. aliás, já faz um bom tempo que não faço!

Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Fabiana Simone Torres Tardochi 29 de setembro de 2014 22:04  

Eu gosto de receitas fáceis e saudáveis e adoro bolos. Minha perdição.
Gostei muito da receita e vou arquivá-la no Pinterest.

Um beijo e obrigada por compartilhar

Unknown 30 de setembro de 2014 17:36  

Menina que delícia de bolo hein?! E gosto quando dá pra aproveitar tudo. Super dica!
Seu site está lindo lindo lindo!
=)
Beijos,
Fla - www.artenacozinha.com

Andréa 30 de setembro de 2014 21:30  

Boa noite minha querida!
Faço bolos aqui em casa duas vezes por semana, cada receita pra mim é única, levarei essa pois adorei!
O aspecto ficou tentador, imagino o aroma e o sabor, hummmmmm...!

Bjs, ótima semana, fica com Deus ♥

Teresa Newman 1 de outubro de 2014 11:22  

Bolo maravilhoso, cheiro de casinha feliz. Adoro!

Guloso e Saudável 1 de outubro de 2014 15:47  

Olá Paula,
Adoro bolo de maçã e esse ficou muito convidativo, uma tentação e estamos na hora do lanche, dá vontade de fazê-lo já.
Beijo,
Vânia

Trainee de Cozinheira 9 de outubro de 2014 16:47  

Oi Paula! nunca fiz com casca deve ser bom porque aproveita tudo!!1 vou levar comigo sua receita, bjs
Maura

Regina Melo-Jocknevich 22 de outubro de 2014 16:27  

Engordei uns bons quilinhos nos meus 10 dias de Brasil, mas como resistir ao um bolo de maca simples assim de fazer?!?!?!

Unknown 26 de junho de 2016 19:00  

Eu fiz, ficou maravilhoso. Hoje vou fazer usando açúcar mascavo. Meu filho adorou.

Back to TOP